terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dia da Catequista


Dia 25 de agosto foi comemorado o dia da catequista dentro do mês das vocações. A Matriz São Pedro e São Paulo prestou a sua homenagem as catequistas durante a celebração com a entrega de uma rosa e de um cartão e um representante do CPC leu a elas uma mensagem em agradecimento a tudo o que fazem pela Igreja e pelas crianças.
É pois um trabalho de doação que exige muita dedicação e amor pelo que se faz.

 

 


Mensagem:
"CATEQUISTA! você é você. você é missão, responsabilidade,humanismo,solidariedade.você é um caminhar constante,
irá sempre ao encontro.
O CATEQUISTA não espera, ele vai! Vai sem saber o que encontrar. Isto
não importa.O importante é você ser dotado de
paciência, de coragem e, sobretudo com a vontade de compreender.
O CATEQUISTA vai! Por que vai? Porque sempre tem e terá alguém esperando.
CATEQUIZAR é aproximar, ouvir e estar junto, participar é sofrer e
alegrar com alguém ou para alguém. Este alguém pode ser, a criança, o adulto, o
velho, o enfermo, o menor carente ou uma pessoa que necessita de nossa atenção.
CATEQUISTA é aquele que vê no próximo um ser com possibilidades de ser
transformado. Não é fazê-lo á nossa semelhança, mas sim avaliar suas potencialidades e deduzir até onde aproveita-las.
Ser CATEQUISTA é sentir-se responsável por uma igreja sinal de Deus Amor,
Pai e Mãe, esperança dos aflitos e sofredores.
Ser CATEQUISTA não significa você ser o sábio, mas requer coração
forte, vontade firme.
O CATEQUISTA não desiste! A derrota de hoje, pode estar na vitória do amanhã.
Acreditamos que na função missionária de catequizar, é ter também a
capacidade mental de experimentar, muitas vezes a derrota. Pelo fato, segundo nossa avaliação a sensação de nada ter conseguido! Então a resposta para si mesmo é: MISSAO CUMPRIDA.
Repetir com convicção : Vou continuar! É preciso fundamentar essa vocação
com a leitura da Palavra de Deus, aprendendo dos simples, ter olhos abertos, atentos á realidade; ter coração humano, fraterno, é ser continuador de Cristo entre os humilhados.
Vamos ser catequistas renovados, inculturados, sem medo, profetas.
Criem pistas de saída; procurem fontes abastecedoras; planejem caminhadas,
participem da comunidade. Valorizem-se!
Estimulem-se! Unam-se catequistas de nossa cidade.
Chegou a hora da catequese viva, eficaz, transformadora.
CATEQUISTA valorize a sua hora, é a hora dos profetas, não se cale.
não deixe a palavra de Deus morrer afogada
no poço do medo. Seja profeta, porta-voz de Deus- Amor." (Autor desconhecido)


A igreja está com você!
Parabéns pelo seu dia!

sábado, 25 de agosto de 2012

Justiça manda soltar assassino da Missionária Ir. Dorothy


O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu recurso de habeas-corpus em favor do fazendeiro Regivaldo Galvão, o "Taradão", que cumpre pena de 30 anos em Altamira pela morte da missionária Dorothy Stang, em fevereiro de 2005, no município de Anapu, centro do Pará. O pedido de soltura havia sido indeferido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O relator, ministro Adilson Vieira Macabu, desembargador convocado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, alegou que o modo como o crime havia sido cometido justificaria a manutenção da prisão, rejeitando ainda pedido de reconsideração feito pela defesa.
O recurso ao STF foi impetrado pelo advogado José Eduardo Alckmin, defensor do fazendeiro. Segundo Mello, ao negar a Regivaldo Galvão o direito de apelar da condenação em liberdade, o relator do processo no STJ "desconheceu por completo não só o pronunciamento anterior da Turma onde o pedido de HC foi julgado, como também ignorou o "princípio da não culpabilidade" do réu. 
A motivação da prisão teria se mostrado única, diz o ministro, e baseada apenas na condenação imposta pelo Tribunal do Júri. "O Tribunal de Justiça do Pará então, acabou por aditar o fundamento da preventiva, talvez ante a notória fragilidade, porquanto em última análise, encerrara a execução precoce, açodada da pena. Cabe perquirir como o fez", critica o ministro.
Ele também afastou outras alegações para manter o acusado preso, como o fato de ser o único réu que estaria solto antes do julgamento, ter condições econômico-financeiras capazes de viabilizar sua saída do país ou de suposta ameaça a testemunha. Ele ressalta que, na sentença, o juiz inviabilizou o recurso em liberdade, justificando que o júri havia concluído pela culpa de Galvão.
O alvará de soltura deve ser expedido pelo juiz Raimundo Moisés Flexa durante todo o dia de hoje. Regivaldo Galvão cumpre a pena na penitenciária de Altamira. O juiz marcou para o próximo dia 3 o depoimento do policial federal Fernando Luiz Raiol, que recentemente protocolou documento em cartório, revelando fatos sobre o assassinato da missionária que poderão ensejar a reabertura do caso.


Irmã Dorothy


Nos últimos dias o Brasil todo,mas especialmente o povoado de Anapu,PA,relembrou a morte mártir de Irmã Dorothy,missionária americana da Ordem de Notre Dame.
Dorothy Mae Stang nasceu em Dylon aos 07 de junho de 1931,ingressou na Congregação de Nossa Senhora de Namur em 1948 e em 1956 entrou para a vida religiosa com os votos de pobreza,castidade e obediência.Foi  professora de escolas da congregação de 1951 a 1966.
Em 1966,iniciou seu ministério no Brasil,em Coroatá (MA).A religiosa estava presente na Amazônia desde a década de sessenta junto a trabalhadores do Xingu.Seu trabalho pastoral e missionário visava geração de emprego e renda a partir do reflorestamento em áreas degradadas e na minimização  de conflitos fundiários.
Atuou ativamente em projetos sociais no Pará em projetos de desenvolvimento sustentável,chegando até o povoado de Anapu e ganhando reconhecimento nacional e internacional.
A religiosa participava da Comissão  Pastoral da Terra,da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil e defendia a reforma agrária justa e conseqüente.Também mantinha intensa agenda de dialogo com  lideranças camponesas, políticas e religiosas para buscar soluções para os conflitos relacionados a posse e exploração da terra.
Recebeu inúmeras ameaças de morte,mas sem deixar intimidar-se,pelo contrário,sobre as ameaças declarou:  «Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta. Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar.»
Recebeu o prêmio da Ordem do Advogados do Brasil pela defesa aos direitos humanos em 2004.
A religiosa foi assassinada com 6 tiros,(sendo um na cabeça e o resto ao redor do corpo) em 12 de fevereiro de 2005.
Conta uma testemunha que antes de receber os disparos ela foi indagada se estava armada e ela respondeu: «eis a minha arma!»e mostrou a Bíblia e ainda leu uns trechos para aquele que a mataria
Seu corpo foi sepultado no povoado de Anapu,Pará.

Não vou fugir e nem abandonar a luta dos povos da floresta que estão desprotegidos.Eles têm o sagrado direito a uma vida digna. (Ir. Dorothy)



"Eu não corro risco de vida,mas os colonos.
Eles têm família para sustentar." (Ir. Dorothy)











segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Congresso de Famílias


“Eu e minha família serviremos ao Senhor.”(Js 24,15)

"A Igreja, atenta às transformações socioculturais do nosso tempo e comprometida com o projeto de Deus, sabe que a família é a primeira e mais importante escola de relacionamentos humanos. Sabe que ela é também a primeira evangelizadora, por isso, convida-nos a assumir a família como lugar privilegiado de evangelização, a fim de que a família supere as dificuldades e possa cumprir seu papel fundamental de formar pessoas, educando-as e evangelizando-as e, assim, construir uma sociedade melhor.
A evangelização da família, e através da família, exige que se preste muita atenção à situação em que vivemos e se escutem, com sincera abertura de espírito, aspirações, angústias, interrogações de nossa época. A família, de fato, pode e deve se tornar lugar privilegiado para realizar esta missão evangelizadora.
A Diocese de Caçador assumiu como prioridade da sua ação evangelizadora, na Assembleia de Pastoral de 2008, a Família. Recordamos com gratidão estes quatro anos em que muito se trabalhou com a família e pela família. Organizamos a pastoral familiar em muitas paróquias, demos um destaque maior às pastorais da criança, do idoso e da juventude, aos grupos de reflexão, aos movimentos familiares e tantas outras iniciativas pastorais." (extraído de carta-convite da Diocese de Caçador - Pe. Valmor José de Deus)
O Congresso Diocesano das Famílias foi celebrado em Fraiburgo, no Santuário Diocesano, no dia 19 de agosto, encerrando da Semana Nacional da Família.  

A programação do congresso estava organizada da seguinte forma:

09h
Acolhida/Animação
09h30
Construção da Simbologia
09h45
Memória do Projeto Diocesano
10h
Atividades por grupos: Adultos - Jovens - Crianças
12h
Almoço partilhado
13h30
Animação
14h
Teatro
15h
Missa
16h
Envio/ Encerramento
A Paróquia São Pedro e São Paulo, motivada com o tema família também organizou-se e colocou a disposição um ônibus o qual lotou com 48 pessoas.


Fotos em: https://picasaweb.google.com/106751015172790785233/CongressoDeFamiliasFraiburgo

Formação de Catequistas

No dia 18 de agosto com inicio ás 14 horas aconteceu o encontro paroquial de formação de catequistas.
O encontro aconteceu na Capela Sagrada Família do Bairro Bela Vista - Porto União e o tema era o catecismo da igreja católica. Contamos nesse encontro com a assessoria do Diácono Everaldo.
Agradecemos ao Diácono por compartilhar conosco um pouco do seu conhecimento, a coordenação da Capela Sagrada Família pelo espaço cedido e pelo delicioso café e agradecemos também a todos(as) catequistas presentes pela sua dedicação.












Reunião da Microrregião

Aconteceu no dia 17 de agosto, sexta-feira, na sala de Reuniões da Matriz São Pedro e São Paulo mais uma reunião da microrregião da qual fazem parte as paróquias de Senhor Bom Jesus de Irineópolis, São João Batista de Matos Costa, Nossa Senhora das Vitórias de Porto União e a Paroquia São Pedro e São Paulo também de Porto União e também participam membros do Secretariado Diocesano de Pastoral da Diocese.

A reunião teve a seguinte pauta:
Oração inicial
*Ata
*Estudo mês vocacional : Santa Monica e Santo Agostinho
*Missões em Irineópolis : de 24/10 a 28/10/2012 - Celebrações nas Capelas e triduo na Matriz de 24 a 27 - Visitas e bençãos nas Casas na área urbana dia 28/10/12 das 9h ás 16h
Missa de encerramento dia 28 na Matriz as 17h.
*Ano da Fé
*Encontro Diocesano das Familias
*Diretório Diocesano
*Estudo do Instrumento de Trabalho para ADPD nas Paróquias
*Assembleia Diocesana do Povo de Deus (ADPD)
*Avisos Diocesanos - Pe. Casara
*Oração final
*Distribuição de mudas nativas
*Jantar


 

 

 

Celebração de Abertura dos Grupos de Reflexão

Aconteceu no dia 15 de agosto, quarta feira, na celebração das 19 horas juntamente com a tradicional novena do Perpétuo Socorro a abertura das novenas dos Grupos de Reflexão.
Foi uma belíssima celebração conduzida pelo padre Lourenço onde também foi passado um vídeo do Bispo Diocesano com uma mensagem aos grupos.
Cada animador de grupo de reflexão recebeu um pacote com sementes para cuidar e cultivar dentro do grupo.
O livrinho de novena esse ano traz como tarefa (simbologia) a construção do painel das famílias.
No final da celebração o padre fez o envio e convidou os animadores para junto com ele darem a benção final.
Mais fotos em: https://picasaweb.google.com/106751015172790785233/AberturaDosGruposDeReflexao

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Conhecendo o Km 13

Aproveitando a oportunidade apresentamos um pouco dos atrativos e pontos turísticos da comunidade do Km 13 interior de Porto União.

Clique no link para ver mais fotos: https://picasaweb.google.com/106751015172790785233/Km13PortoUniao



Capela Nossa Senhora das Graças - Km 13

Grande show de prêmios animou o domingo do dia 12 de agosto na Capela Nossa Senhora das Graças da comunidade do Km 13.
A promoção motivou a participação de muitas pessoas do interior e cidade que foram prestigiar o evento.
Além de ter a chance de ganhar um premio no tradicional bingão também puderam jogar na roleta e comprar e concorrer a prêmios nas rifas.
Havia a venda no local um delicioso café com diversos lanches como pastel,  sonhos recheados, deliciosos bolos e cucas e pra quem quisesse também levar pra casa cucas inteiras e pães caseiros, todos feitos pelas mãos das pessoas da comunidade.

Aos organizadores parabéns pelo empenho e dedicação em prol da comunidade.
E a todos que participaram obrigada pela presença.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dia dos Pais


Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).
No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia. 


Ser pai é ser companheiro,
construindo no ninho familiar a grandeza dos filhos,
para alicerçar valores que edificam a sociedade.
Ser pai é ser jardineiro, 
plantando raízes de virtudes com mãos delicadas, 
para que o lar seja sementeira de luz e de verdade.
Ser pai é ser herói, 
protegendo o espaço sagrado de seu templo-família, 
cultivando no coração dos filhos o germe da harmonia.
Ser pai é ser fonte de vida, 
inaugurando nossa história com gestos de amor, 
renovando perenemente a herança da criação.
Ser pai é ser poeta, 
declamando com carinho os versos de sua vivência, 
para cultivar e enobrecer os projetos de nossa existência.

Feliz Dia dos Pais!!!!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Reunião do CPC

Aconteceu no dia 08 de agosto de 2012 mais uma reunião do CPC da Matriz São Pedro e São Paulo na qual contamos com a presença do Padre Lourenço, e membros de pastorais e movimentos.

Na reunião foi seguida a seguinte pauta:
1 - Oração inicial
2 - Leitura da ata da reunião anterior
3 - Assuntos do CODIPA
4 - Prestação de Contas
5 - Assuntos relacionados a patrimônio
6 - Dizimo
7 - Agenda
8 - Pastorais e movimentos (palavra aberta).


A reunião foi muito proveitosa e em conduzida.



segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Dia do Padre





O Dia do Padre é celebrado oficialmente em 4 de agosto, data da festa de SãoJoão Maria Vianney, desde 1929, quando o Papa Pio XI o proclamou "homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico".

Padroeiro é o representante de uma categoria de pessoas, cuja vida e santidade comprovadas estimulam a uma vida de fé em comunhão com a vontade de Deus. Tendo em vista essa explicação, vamos entender por que a Igreja o escolheu como exemplo a ser seguido pelos sacerdotes, na condução de seus rebanhos.
Esse santo homem nasceu na França, no ano de 1786, e depois de passar por muitas dificuldades, por conta das poucas habilidades, foi ordenado sacerdote. Mas o bispo que o ordenou acreditou que o seu ministério não seria o do confessionário, entendendo que sua capacidade intelectual seria muito limitada para dar conselhos.
Então, ele foi enviado para a pequenina Ars, no interior da França, como auxiliar do padre Balley, o mesmo que vislumbrou, por santa inspiração, seu dom de vocação, e por confiar nele o preparou para o sacerdócio. E esse pároco, outra vez inspirado, acreditou que o dom dele [São João Maria Vianney] era justamente o do conselho e o colocou servindo no confessionário.
Assim, padre João Maria Vianney, homem justo, bom, extremado penitente e caridoso, converteu e uniu toda Ars. Amado e respeitado por todos os fiéis e pelo clero da Igreja, sua fama de conselheiro correu por todo o mundo cristão. Assim, ele se tornou um dos mais famosos confessores da história da Igreja. Conhecido também como “Cura d’Ars”, mais tarde, foi o pároco da cidade, onde morreu em 1858, sendo canonizado em 1925.
Sem dúvida, São João Maria Vianney é o melhor exemplo das palavras profetizadas pelo apóstolo Paulo: "Deus escolheu os insignificantes para confundir os grandes". Ser padre é isso, exatamente a vida inteirinha do seu padroeiro.


Oração pelos sacerdotes
Senhor Jesus Cristo que, para
testemunhar-nos o vosso amor infinito, instituístes o sacerdócio
católico, a fim de permanecerdes entre nós, pelo ministério
dos padres, enviai-nos santos sacerdotes.
Nós vos pedimos por aqueles que estão conosco, à frente da nossa comunidade, especialmente pro pároco da nossa paróquia.
Pedimos pelos missionários que andam pelo mundo, enfrentando cansaço, perigos e dificuldades, para anunciar a Palavra da Salvação.
Pedimos pelos que se dedicam ao serviço da caridade, cuidando das crianças, dos doentes, dos idosos e de todos os que sofrem e estão desamparados.
Pedimos por todos aqueles que estão a serviço do vosso Reino de justiça, de amor e de paz, seja ensinando, abençoando ou administrando os sacramentos da salvação.
Amparai e confortai, Senhor, aqueles que estão cansados e desanimados, que sofrem injustiças e perseguições pelo vosso nome ou que se sentem angustiados diante dos problemas.
Fazei que todos sintam a presença do vosso amor e a força da vossa Providência. Amém.

Parabéns aos nossos padres!!!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O mês de agosto é dedicado em especial às vocações.


Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma a pedir a Deus sacerdotes que sejam verdadeiros pastores e sinais de comunhão e unidade no seio da Igreja.
"Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi ..." (Jo 15,16)

Instituído na 19ª Assembléia Geral da CNBB em 1981, o Mês Vocacional tem como objetivos conscientizar as comunidades da responsabilidade que elas compartilham no processo vocacional. Presente na maioria das paróquias, a Pastoral Vocacional tem buscado celebrar este mês com animação e criatividade tendo sempre por fim suscitar novas vocações.

Durante o mês cada domingo é reservado para a reflexão e celebração de uma determinada vocação:

*    Primeiro Domingo – Vocações Sacerdotais – Dia do Padre

No primeiro domingo do mês vocacional celebramos o Dia do Padre inspirado pela festa de S. João Maria Vianney, patrono do clero. O ministério sacerdotal está a serviço de todos os demais serviços na vida Igreja. A pessoa do padre tem um valor muito grande para a comunidade uma vez que a ele foi confiada a missão de evangelizar. O sacerdote age em nome de Cristo e é seu representante dentro daquela comunidade. Ao padre compete ser pastor e pai espiritual para todos sob sua responsabilidade. Pela caridade pastoral, ele deve buscar ser sinal de unidade e contribuir para a edificação e crescimento da comunidade de forma que ela torne-se cada vez mais atuante e verdadeira na vivência do Evangelho.
   
Os diáconos são celebrados no dia 10 de agosto, na festa de S. Lourenço. Tendo recebido o sacramento da Ordem, os diáconos estão a serviço dos padres e bispos, no exercício da caridade e do anúncio do Evangelho. A presença do diácono é uma grande benção para todas as comunidades.
   
*  Segundo Domingo – Vocação Familiar – Dia dos Pais

Neste  domingo  celebramos a  vocação  da família na pessoa do pai.   Em  tempos de violência e perda de valores, a valorização da família é essencial para a sociedade  como  um  todo. A família  é chamada por  Deus a ser  testemunha  do amor e da fraternidade, colaboradora da obra da Criação.
   
O Pai na família é fundamental. Seu papel de educador, em colaboração com a mãe, é um dos pilares da unidade e bem estar familiar cujos frutos são filhos bem formados e conscientes do que significa ser cristão e cidadão. O pai é representante legítimo de Deus perante os filhos e é sua missão conduzi-los nos caminhos de Cristo, da verdade, da justiça e da paz. Cabe aos pais que o amor, compaixão e harmonia reinem no lar. Ser pai é buscar um mundo melhor para os filhos e demonstrar que a família deve sempre ser a base da nossa sociedade.
   
*   Terceiro Domingo – Vocações Religiosas – Dia da Vida Religiosa

 No terceiro domingo do mês vocacional, a Igreja lembra dos religiosos. Homens e mulheres que consagraram suas vidas a Deus e ao próximo. Desta vocação brotam carismas e atuações que enriquecem nossas comunidades com pessoas que buscam viver verdadeiramente seus votos de castidade, obediência e pobreza. São testemunhos
vivos do Evangelho.

Perseverantes, os religiosos estão a serviço do Povo de Deus por meio da oração, das missões, da educação e das obras de caridade. Com sua vida consagrada, eles demonstram que a vida evangélica é plenamente possível de ser vivida, mesmo em mundo excessivamente material e consumista. São sinais do amor de Deus e da entrega que o homem é capaz de fazer ao Senhor.
   
 *   Quarto Domingo – Vocações Leigas - Dia dos Ministérios Leigos

Neste dia celebramos todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e também missionários. Os leigos atuam como colaboradores dos padres na catequese, na liturgia, nos ministérios de música, nas obras de caridade e nas diversas pastorais existentes.

Ser leigo atuante é ter  consciência do chamado de Deus a participar ativamente da Igreja e do Reino contribuindo para a  caminha  e  o  crescimento  das comunidades rumo a Pátria Celeste. Todo leigo tem  um carisma  e recebe dons de Deus que são colocados a serviço do próximo pelo bem de todos. Assumir  esta vocação  é doar-se  pelo Evangelho  e  estar junto a Cristo em sua missão de salvação e redenção.
   
*   Dia do Catequista

Nos anos em que o mês de agosto possui cinco domingos, a Igreja celebra neste dia o ministério do Catequista. Os catequistas são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã preparando crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo.

Fonte: www.virgemperegrina.com.br (internet)